sábado, 19 de fevereiro de 2011

Mais um texto sobre mães especiais!

Luto
Esse texto fala sobre o luto que nós, mãe de crianças especiais, sofremos no início da nossa jornada.


Meu bebê

Eu engravidei e fiquei muito feliz. A partir de então passei a imaginar como seria bom ser mãe, imaginava seu rosto em como ele seria fofinho, gordinho...
Nove meses de gestação e ele nasceu, mas morreu...
Morreu o Pedro Henrique que eu esperava quando engravidei. Morreu o Pedro Henrique dos meus sonhos. O que iria correr e dançar comigo. O que iria falar e me deixar boba de cara....
E o que sobreviveu? É, o meu Pedro Henrique havia morrido mas eu não pude ficar de luto, pois havia um outro Pedro Henrique na UTI da maternidade esperando pelo meu carinho, meu amor, meu leite materno....
Mas como eu vou amar um ser tão feio?
Esse é meu filho? Eu perguntei com lágrimas nos olhos?
Voltei para o quarto e fiquei o resto do dia. De manhã desci para UTI, meus seios estavam cheios e eu precisava esvasia-los. Meus passos se estenderam até a incubadora onde aquele estranho, que tomou o lugar do meu Pedro Henrique, estava.
Olhei-o um pouco mais pra me acostumar.... mas não era fácil vê-lo tão frágil e com tantos aparelhos...
Cheguei despreparada naquele novo mundo e nem sabia direito pra onde olhar e nem o que pensar...
Quando me dei conta eu vi que o amava muito e que seu sofrimento causava muita dor em mim.
Percebi que ele precisava de muito amor e sem perceber eu fui
me enchendo desse amor forte...
Como posso amá-lo? ele estava ocupando o lugar do filho que você tanto esperou...
Mesmo sem saber a resposta eu fui aprendendo que aquilo era bom. E fui aprendendo muito com essa nova criança... e amando-a cada vez mais...
Não esqueci meu Pedro Henrique gordinho, fofinho, com boa saúde... As vezes me pego chorando sua perda e tem dias que estou de luto.
Mas quando olho pro sorriso do meu novo filho eu me encho de forças para continuar....
E quando estou sem forças ele me ajuda enfrentar as dificuldades. Demorou um pouco mas foi bom ver que Deus levou o filho que eu esperava e me deixou um dos seus anjos...
E foi bom dar a esse anjo o mesmo nome do meu filho que morreu.
Seu nome, Pedro Henrique!!

Eu te amo meu querido e estarei sempre ao seu lado...


Mamãe!!



"Eu pedi força....
e Deus me deu dificuldades para me fazer forte;
Eu pedi sabedoria...
e Deus me deu problemas para eu resolver;
Eu pedi prosperidade...
e Deus me deu cérebro e músculos para eu trabalhar;
Eu pedi coragem...
e Deus me deu perigos para eu superar;
Eu pedi amor...
e Deus me deu pessoas com problemas para eu ajudar;
Eu pedi favores...
e Deus me deu oportunidades.
Eu não recebi nada do que pedi...
mas recebi tudo que precisava."


Autor Desconhecido


Mensagens

AOS PROFISSIONAIS
Aos profissionais da área da saúde que possam olhar um pouco mais para nossas crianças especiais. Que não vejam apenas aquele problema e sim que tenham capacidade e humanidade de enxergar o quanto essa criança já sofreu para que seja lhe dado o maior conforto possível bem como a devida atenção necessária que infelizmente muitos profissionais negam num momento de tanta necessidade.


AS PESSOAS “COMUNS”
Que conheçam melhor nossas crianças para que não criem expectativas e nem tirem conclusões precipitadas. Que não sintam dó, pois elas estão acima de nós. Com certeza são seres muito mais evoluídos. Que esqueçam a aparência física, que reconheço, não é das mais belas mas que tenham capacidade de ver além de um corpo atrofiado e de uma “incapacidade”. Nossas crianças estão aqui para nos fazer crescer e jamais podem ser consideradas algo ruim.

AOS PAIS
Que não tenham vergonham de ter um ser excepcional ao seu lado. Que não temam se serão abandonados. Os verdadeiros amigos estão ao nosso lado independente do que aconteça!
Que lutem pelos direitos dos nossos filhos, para que no futuro os próximos tenham um pouco mais de chance de uma vida digna. E vamos às ruas, mesmo sendo dificil, pois tenho certeza, todas as crianças especiais querem conhecer esse mundão.... e eles têm direito a isso.

AOS PARENTES E AMIGOS
Que tomem cuidado na hora da crítica ou do “incentivo”. Muitas vezes pode ser inconveniente. Antes de falar: Façam isso! Perguntem: Você já fez isso? E ouçam, pois quem vos fala é quem está vivendo a situação e sabe das dificuldades. Pois nem tudo é simples como parece ser.
Antes de dizer com firmeza: Vocês têm direito! Informe-se sobre o assunto. Pois será muito constrangedor para o pai, mãe ou cuidador exigir aquilo que não lhes é direito. E ao invés de ter ajudado, você será mais um que dificultou uma vida que já é bem dificil.
Se não pode ajudar! Não atrapalhe!

AS CRIANÇAS
Que não posso considerar meramente crianças, pois os sinto mais que isso. Seriam anjos? Acho que é uma boa definição. Pois fazem uma verdadeira transformação nas nossas vidas e acabam cuidando de nós.
Queridos, obrigada por existirem. O mundo precisa muito de vocês. Não se importem pois é impossível agradar a todos. Saibam que em algum lugar do mundo existe alguém, seja uma só, que ama muito todos vocês. Vocês não estão aqui por acaso e nem são transtornos. Vocês são maravilhosos!
Que papai do céu ilumine a todas as pessoas, para que entendam o quanto vocês são especiais e que respeitem mais suas condições. Vocês não são apenas crianças.
Um beijinho no coração de cada uma.
Eu amo muito todos vocês!!

4 comentários:

  1. menina sua postagem foi simplismente emocionante... adorei, sua coragem de escrever o q mães de crianças especiais sentem... e não tem coragem de disser.. ser mãe especial não é facil... mas é sem duvida a maior lição, que podemos enfrentar...vj sua historia e fico muito feliz em cada conquista desse molekinho lindo... e forte q é o seu Pedro Henrique... essa nova criança q nasce... no lugar do filho q tanto sonhamos... é o filho mais real... mais cheio de amor... q nos faz sentir esse amor maravilhoso... felicidades sempre... bj

    ResponderExcluir
  2. Menina, me emocionei demais com esse seu texto...Realmente criamos tantas expectativas, criamos o filho perfeito, se saber que o filho perfeito é aquele que enche nossos corações de amor independente das nossas expectativas!!
    Bjim!!

    ResponderExcluir
  3. amiga nunca li textos mais profundos...voce descreve muito bem as sensações que temos antes e depois do parto. Voce tinha o luto do filho que imaginou chegar...eu tive um susto: eu tinha um filho! Sabe cheguei ao hospital nao para um parto (mesmo sabendo que seria obviamenteum) mas para uma cirurgia, para tirar aquilo que tanto pesava em mim e me maltratava, doía, machucava. Era pra mim uma cirurgia comum, mas quando enfim me deparei com aquele ser (que eu imaginava que seria alguem mto feio pelo que via na ultrason) fiquei tão apaixonada: ele era perfeito! e mesmo com suas "deformações" eu não o conseguia ve-lo assim, pra mim era como ver qualquer outra parte do seu corpo ou como as partes do meu. Como é supremo o amor materno e como toma o lugar de qualquer sentimento que julguemos maior, é de fato indescritivel. Parabens pelas palavras tao sabias que voce escreve.

    ResponderExcluir
  4. Estou sem palavras diante das suas...
    Verdadeiras, instigantes, simplesmente arrebatadoras!
    Sem dúvida o amor fala mais alto!
    Te desejo tudo de melhor nessa jornada.

    ResponderExcluir

Ficamos felizes quando comentam! Respondemos abaixo, viu? Obrigada!