quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Entre Mãe e Filho (Poema)

Quantas vezes?

Quantas vezes, não queria fazer algo mas não tenho escolha;
Quantas vezes, não me apetece aquelas tarefas penosas (como: fazer sempre o comer, lavar, estender, apanhar a roupa e passá-la a ferro, aspirar, limpar, lavar), sem as quais não se operacionaliza o dia a dia de todos nós cá em casa…
Quantas vezes, preferia ficar recolhida no aconchego do que me alenta:
De ficar quieta em estado-de-quase-relaxe-total;
De fazer apenas o que gosto e de estar apenas com quem amo…
Quantas vezes?
Muitas!!
Milhares!!!
Todos os dias!
Toda a Vida!
Somos “contrariados” pelo cumprimento daquilo que são as nossas obrigações sociais, familiares e profissionais.
- “Sabes Mãe, às vezes eu digo para mim mesmo que vou estudar, mas depois distraio-me”
Pois, é aqui que a nossa força, o nosso estar e o nosso ser são postos à prova.
É no saber cumprir com essas obrigações que conseguimos um Sorriso da Vida.

Como?

Pessoalmente, penso que diante de algo que não queremos fazer, que não gostamos e até preterimos, mas que efetivamente tem que ser feito, devemos redobrar a “entrega” e a dedicação de forma a tornar menos penosa e até agradável a tarefa e garantir com um sorriso e satisfação interior o cumprimento da mesma.
Fazer contrariado, só aumenta o desconforto e distância do sucesso/cumprimento de algo/meta.
É a ATITUDE face às coisas e à Vida que ditam o caminho correto a seguir.

- “Eu admiro-te muito Mãe!”
Agradeço a tua admiração filho, mas prefiro que tires desta conversa, uma Lição para a Vida.
Porque eu sei e tu sabes, assim como as outras pessoas, como se atinge o sucesso e todos o desejamos. O grande problema é operacionalizar o Querer seguir o caminho até ao sucesso. E para mim a chave desse “caminho certo” é a Atitude!

Ao longo do Caminho e da Vida vais encontrar muitas “transversais”, e “ruelas” tentadoras ao ponto de te desviarem.
Será o teu Querer, a tua vontade, a tua determinação em seguires em frente ou virares nalguma esquina, no fundo a tua Atitude a “chave”.

-“Sim, Tu não és daquelas Mães que obrigam mesmo a estudar”
Não, não sou Filho!
Aconselho-te a fazê-lo, proporcionei-te no passado e continuo a proporcionar, um ambiente favorável para que escolhas o caminho certo, responsabilizando-te para as tua tarefas.

se vais seguir/cumprir será sempre em última instância uma escolha tua.
E não te faltam exemplos das consequências de más escolhas, assim como de boas.

Estou aqui.
Sempre.
Conta comigo.
Amo-te muito Filho!

-“ Eu também te amo muito Mãe!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos felizes quando comentam! Respondemos abaixo, viu? Obrigada!