segunda-feira, 15 de abril de 2013

Campanha de Vacinação 2013






A vacinação contra a gripe começa dia 15 e vai até 26 de abril.

Devem se vacinar: gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, mulheres no período pós-parto e portadores de doenças crônicas.
Se você faz parte desses grupos, procure um posto de vacinação e compartilhe esse recado com seus amigos e parentes.

 Atenção: portadores de doenças crônicas necessitam apresentar a prescrição no dia da vacinação.

De 15 a 26 de abril. Vacinação para quem precisa de mais proteção. ;)
 
É isso aí, não vamos esquecer de levar as crianças; e não esqueçam de levar o cartão de vacinas!!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

#Chatiada

Pois é.
Como relatei várias vezes aqui sobre a neuropediatra do Pedro. Do quanto ela era (é) boa, da sua atenção com meu pequeno, dos serviços prestados etc...
Na última consulta, que fui levar os resultados dos exames, simplesmente ela me jogou um balde de água fria na cara [literalmente]. Me disse que ela vai se desligar do plano que temos: A Unimed.

Saí do consultório arrasada, agora me digam: como vou conseguir uma neuropediatra tão boa quanto ela nessa altura do campeonato? Lembrando que ela cuida dele desde os oito meses de vida.
Eu e marido até conversamos sobre continuar com ela, marcar consultas de quatro em quatro meses, e pagar 300,00, e se for o caso, uma extra  só qdo ele tiver as crises.  
Vamos conversar com ela, agora no final de maio, que é o último mês dela com o plano. Até lá, oremos pra que ela desista dessa idéia. Pedro Henrique e o nosso bolso agradecemos.

Em tempo:
Os resultados deram alterados para fenobarbital, e baixos para a carbamazepina. Diminuiu 2 gotas do fenobarbital e aumentou 1 ml da carbamazepina. Vamos refazer os exames daqui a um mês.

terça-feira, 2 de abril de 2013

2 de Abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo


#AbraçoEstaCausa



O que é Autismo?

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:
* Inabilidade para interagir socialmente;
* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.
Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.

Sintomas
O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três anos. De acordo com o quadro clínico, eles podem ser divididos em 3 grupos:
1) ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;
2) o portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;
3) domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal.
Na adolescência e vida adulta, as manifestações do autismo dependem de como as pessoas conseguiram aprender as regras sociais e desenvolver comportamentos que favoreceram sua adaptação e auto-suficiência.
Diagnóstico
O diagnóstico é essencialmente clínico. Leva em conta o comprometimento e o histórico do paciente e norteia-se pelos critérios estabelecidos por DSM–IV (Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS).
Tratamento
Até o momento, autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar.
Não existe tratamento padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. Alguns podem beneficiar-se com o uso de medicamentos, especialmente quando existem co-morbidades associadas.
Recomendações
* Ter em casa uma pessoa com formas graves de autismo pode representar um fator de desequilíbrio para toda a família. Por isso, todos os envolvidos precisam de atendimento e orientação especializados;
* É fundamental descobrir um meio ou técnica, não importam quais, que possibilitem estabelecer algum tipo de comunicação com o autista;
* Autistas têm dificuldade de lidar com mudanças, por menores que sejam; por isso é importante manter o seu mundo organizado e dentro da rotina;
* Apesar de a tendência atual ser a inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares, as limitações que o distúrbio provoca devem ser respeitadas. Há casos em que o melhor é procurar uma instituição que ofereça atendimento mais individualizado;
* Autistas de bom rendimento podem apresentar desempenho em determinadas áreas do conhecimento com características de genialidade.

Fonte: Daqui


Sempre é bom saber um pouquinho!
Aqui tenho uma blogueira que convive com o Autismo.

Vale a pena conhecer!!


Beijos e uma ótima terça-feira!!